A importância da anamnese no planejamento estético do paciente
A anamnese no planejamento estético é uma etapa bastante importante. É nesse momento que o profissional deve colher o máximo de informações do paciente e suas percepções em relação ao procedimento.
Mais que um bom procedimento estético, é necessário entender quais são os objetivos do paciente. E nesse aspecto, a anamnese tem papel fundamental. Afinal de contas, antes de iniciar o planejamento estético, essa entrevista pré-operatória auxiliará o profissional a conduzir os procedimentos futuros.
Para saber como conduzir uma anamnese no planejamento estético, preparei este artigo abaixo. Confira!
Como fazer a anamnese no planejamento estético?
Em geral, quando as pessoas chegam a uma clínica estética ou consultório em busca de um procedimento, o desejo é que façam algo igual a alguma celebridade que tenham visto. E como cada pessoa é única, é claro que os resultados não serão iguais.
É aí que entra a importância da anamnese no planejamento estético do paciente. É nesse momento que o profissional irá conduzir uma ampla entrevista procurando compreender os desejos, objetivos, e o que espera do procedimento estético.
É também fundamental compreender o estilo de vida, histórico de saúde e familiar, visando conhecer melhor o biotipo do indivíduo, em um trabalho holístico, que considere também corpo e mente.
Durante a anamnese, é importante ser bastante criterioso com as informações que irá levantar, considerando ainda uso de medicamentos, cosméticos e tratamentos que já tenha feito anteriormente.
Outro ponto importante é que o profissional seja sempre extremamente claro, informando o paciente de quais objetivos será possível alcançar com o tratamento, e jamais oferecer algo que não será possível alcançar. É preciso ser claro sobre as reais possibilidades.
LEIA TAMBÉM>>> É possível aprender e estudar estética avançada online?
O planejamento estético
Com base em uma anamnese, será possível traçar os objetivos do paciente e de que forma o profissional em estética conseguirá atendê-los. Um exame físico, observando aspectos da pele, musculatura, gordura, entre outros, ajudará nesse processo.
Feito isso, estabeleça qual técnica será utilizada, mantendo sempre o paciente informado sobre cada passo, metodologia, equipamentos e produtos que serão utilizados. Como mencionei acima, todo procedimento estético deve ser marcado sempre pela clareza das informações e na relação de confiança entre profissional e paciente.
Use em sua clínica
Com uma anamnese bem conduzida, será possível fazer um planejamento estético do paciente de forma mais assertiva, permitindo que os resultados objetivos sejam aquilo que ela esperava.
Uma dica extra que dou é jamais deixar de estudar. A área da estética está sempre repleta de novidades e novos procedimentos surgem constantemente. Aqui mesmo na Personnalité Cursos temos uma variedade de cursos, capacitações e mentorias que poderão colocar sua prática em outro patamar.
Espero que tenha gostado do artigo sobre anamnese no planejamento estético do paciente. E caso queira receber mais dicas e informações, me siga nas redes sociais, estou no Facebook, no Instagram e no Youtube sempre trazendo informações uteis para você!