Efeitos adversos e complicações em procedimentos estéticos: o que fazer?
Todo procedimento estético pode ter efeitos adversos e complicações. Mas eles são reduzidos à proporção que os cuidados e a técnica correta são aplicados.
Por mais seguros e confiáveis que possam ser, os procedimentos estéticos podem causar uma reação adversa no organismo, e alguma complicação pode ser observada.
Para se evitar ao máximo isso, recomendo uma anamnese cuidadosa, um planejamento terapêutico adequado, e também que o profissional responsável esteja devidamente capacitado para executar o procedimento.
Complicações em procedimentos estéticos
Todo procedimento estético, exige qualificação profissional. Por essa razão, é indispensável que sejam sempre feitos por profissionais qualificados e que passaram pelo treinamento adequado para a aplicação da técnica.
As complicações podem variar desde pequenos inchaços e dor até infecções com risco de vida. Dessa forma, é necessário que o profissional saiba reconhecer os efeitos adversos e indique o tratamento com brevidade, quando ele ocorrer.
Se o seu índice de massa corporal for 30 ou superior (obesidade) ou se você tiver diabetes, o risco de desenvolver complicações, como coágulos sanguíneos nas pernas ou nos pulmões, é maior.
Por isso, uma recomendação que dou é que o profissional saiba fazer a leitura dos exames laboratoriais. Isso permite identificar previamente sinais de que o organismo não está preparado para determinado procedimento estético.
Efeitos adversos
Alguns efeitos adversos podem surgir após os procedimentos estéticos, e eles podem ser até comuns e já esperados. Por exemplo, podem surgir hematomas, mas que em poucos dias podem desaparecer.
Outro efeito adverso que pode ocorrer são as queimaduras, como por exemplo nos tratamentos de Criolipólise. Recebo muitas perguntas sobre estes tipos de intercorrências e, claro, como gosto muito de trabalhar a plasticidade cutânea, explicava sobre os recursos cosmetológicos, fitoterápicos e eletroterapêuticos, como por exemplo, o laser ou led de baixa intensidade aplicados neste tratamento..
Reações de hipersensibilidade podem ocorrer também. Em certos casos, como em um processo exacerbado, conquistados por junções mirabolantes e sem o mínimo de entendimento fisiológico, pode levar a este quadro. Muito importante neste momento entender de sistema imunológico e fisiológico, para buscar a solução adequada.
Como evitar as complicações
Em geral, os efeitos adversos e complicações em procedimentos estéticos podem ser evitados. Para isso, como mencionei lá no início, uma boa anamnese do paciente permite conhecê-lo melhor, saber seu histórico médico e alergias que possui.
A análise de exames laboratoriais é outro passo importante que indico para se evitar efeitos adversos e complicações. Além disso, saber interpretar os exames laboratoriais poderá lhe dar uma grande vantagem em relação à concorrência, já que poderá potencializar os resultados, tratando o paciente de dentro para fora. Algumas pessoas acham que um simples hemograma pode falar muita coisa e não é bem assim. Existem dados fisiológicos mostrados pela quantificação individual de cada parâmetro laboratorial.
Importante ainda estar atento a todos os sinais que o paciente dá ao longo do procedimento, garantindo que tudo está saindo como o esperado. Dessa forma, é possível reduzir drasticamente a ocorrência de complicações. Outro ponto de suma importância é conhecer muito bem o equipamento que está trabalhando.
Espero que tenha gostado do artigo sobre efeitos adversos e complicações em procedimentos estéticos. E para mais dicas e informações, me siga nas redes sociais. Estou no Instagram, Facebook e Youtube.
Comments